Claude Grunitzky, empreendedor americano de origem togolesa, é o fundador da revista Trace e principal executivo da plataforma de conteúdo on-line True*. Durante bate papo on-line recente organizado pela Rede Iniciativa Jovens Líderes Africanos (Yali), empreendedores iniciantes fizeram várias perguntas para ele. Aqui estão algumas delas:
1: Como financiar um plano de negócios?
R: Recomendo que você economize o máximo de dinheiro possível antes de começar seu negócio e financie as despesas da start-up com suas próprias economias. Dessa maneira, se o projeto fracassar, você só poderá culpar a si mesmo.
Você não tem economias? Converse com os amigos e a família. Você terá de explicar seu projeto da maneira mais clara e convincente possível. Se absolutamente ninguém concordar em te emprestar dinheiro, talvez seja o caso de reconsiderar o empreendimento e se perguntar se realmente a ideia é boa ou se questionar sobre suas habilidades de persuasão. E saiba que se sua família não acreditar na sua ideia, há pouca chance de você conseguir convencer um banco.
O melhor tipo de financiamento, na minha opinião, é o capital social. Se você conseguir convencer um investidor a fornecer capital em troca de uma participação na empresa, terá alguém que acredita em você e está disposto a correr riscos por você e pelo seu projeto. Existem muitos investidores dispostos a correr esse risco. Informe-se mais antes de seguir esse caminho.
2: Como equilibrar monetização e desenvolvimento do
produto?
Você deve ter uma estratégia de monetização durante a fase de desenvolvimento do produto, mas ela não deve ser sua prioridade. Concentre-se no produto e comece a pensar em caminhos seguros para seguir somente quando estiver pronto para monetizar o produto certo. Vou dar um exemplo de uma empresa que se concentrou primeiramente no desenvolvimento do produto e somente mais tarde (depois de vários anos) na monetização: Twitter!
3: Como identificar parceiros de negócio?
É puramente intuição! E você tem de confiar em seus parceiros de negócio. Sempre insisto na palavra “confiança” porque é a chave para o sucesso, em especial na África, onde vi muitos projetos promissores fracassarem por falta de confiança e problemas de relacionamento.
Para mim, o empreendedorismo é uma solução fundamental para os problemas da África.
4: Os empreendedores ajudam no desenvolvimento do país?
Como empreendedores, criamos empregos que por sua vez permitem que famílias inteiras sejam alimentadas e sustentadas. Além disso, vários estados africanos não têm muito dinheiro para financiar o crescimento econômico, e muitos jovens africanos me dizem que se sentem deixados para trás. É aí que entra o setor privado. Acredito muito nas pequenas e médias empresas, e mesmo nas microempresas, em especial no Continente Africano, onde quase sempre é preciso criar suas próprias oportunidades.
5: Como encontrar o mentor certo?
Qualquer relação de mentoreamento precisa se basear na confiança, e você não pode ter medo de que seu mentor simplesmente roubará sua ideia. Se tiver esse medo, então precisa encontrar outro mentor.
6: Por que a paixão é vital para o empreendedorismo?
Minha resposta talvez seja diferente de outros empreendedores seriais. Acredito que seu empreendimento deve se basear em seus interesses, ou melhor ainda, em suas paixões. Sempre lancei minhas empresas com base no que me apaixonava, e não apenas porque queria ganhar dinheiro. O empreendedorismo é difícil e há tantos sacrifícios envolvidos que, se você não adorar o negócio, então deve ser apenas um funcionário de uma grande empresa.
7: Como determinar se o negócio é bem-sucedido?
Um negócio bem-sucedido é um negócio lucrativo, que cresce e onde a grande maioria dos clientes-alvo considera o produto ou serviço da empresa atraente e está disposta a continuar pagando por ele. Um negócio é bem-sucedido se constantemente criar valor para os clientes-alvo. Você precisa definir seus próprios indicadores de sucesso. Não deixe ninguém definir isso por você!
Para saber mais sobre como financiar um negócio, leia sobre crowdfunding (financiamento coletivo via web) e o que uma mulher fez para lançar um projeto bem-sucedido na Kickstarter.
*site em inglês