
As forças de manutenção da paz das Nações Unidas* desempenham um papel mais crucial do que nunca. Elas provaram ser uma das ferramentas mais eficazes para ajudar os países que saem de conflitos a alcançar uma paz sustentável.
Reconhecidos por meio de seus capacetes e boinas azuis, os funcionários das forças de manutenção da paz da ONU** são convocados não apenas para prevenir conflitos e proteger civis. Eles também apoiam a organização de eleições, ajudam a restaurar o Estado de Direito e atuam na linha de frente na luta contra os extremistas violentos.
Mais de um milhão de pessoas servem nas forças de manutenção da paz da ONU desde 1948. Hoje, 125 mil funcionários uniformizados e civis de quase todos os países estão trabalhando juntos em favor da paz.

Policiais que trabalham com a Missão da ONU-União Africana em Darfur (Unamid) facilitam as aulas de inglês para mulheres em um campo de refugiados. Como parte de suas responsabilidades de desenvolver confiança, as forças de manutenção da paz da ONU frequentemente iniciam programas a fim de que as populações locais possam aprender novas habilidades.

A Missão da ONU no Sudão do Sul (Unmiss) trabalhou com parceiros humanitários para melhorar as condições em um local para a proteção de civis que havia sofrido inundação. Proteger os civis da violência se tornou parte de uma série de operações visando a manutenção da paz da ONU.

Os funcionários das forças de manutenção da paz da UNAMID da Tailândia demonstram às crianças em um campo de refugiados em Darfur como fazer saudações de acordo com as tradições tailandesas. As forças de manutenção da paz da ONU levam diferentes culturas e experiências ao trabalho, reforçando sua eficácia e enriquecendo a vida daqueles a quem dão assistência.

Os funcionários das forças de manutenção da paz do Paquistão, em conjunto com a Missão da ONU na Libéria (Unmil), ensinam os jovens liberianos a assentar tijolos, como parte de um programa de capacitação para o trabalho. O Paquistão se encontra entre os três países que mais contribuem com funcionários uniformizados* às forças de manutenção da paz da ONU.

Os estudantes adquirem sua visão sobre a paz em festividades realizadas pela Força Interina da ONU no Líbano (Unifil). Uma das mais antigas missões de manutenção da paz, a UNIFIL agora inclui o trabalho humanitário e de desenvolvimento, como ensinar às crianças práticas de higiene e segurança nas estradas.

Uma equipe de remoção de minas terrestres da França trabalha no Sul do Líbano como parte da Unifil. A remoção de minas terrestres possibilita que as agências humanitárias prestem assistência e que os cidadãos comuns vivam sem o medo de que um simples passo em falso possa lhes custar a vida.
Você tem uma pergunta sobre o futuro das forças de manutenção de paz da ONU? Faça sua pergunta usando a hashtag #PKTalk**.
*site em inglês, espanhol e outros quatro idiomas
**site em inglês