Cem estudantes do Oriente Médio, do Norte da África e do Sul da Ásia foram para os Estados Unidos a fim de aprender sobre práticas comerciais americanas — com alguma ajuda da Coca-Cola, da Universidade de Indiana e do Departamento de Estado dos EUA.
Na conclusão do programa do Instituto de Negócios Globais* em Indiana, os empresários iniciantes tiveram a chance de apresentar propostas de modelos de negócios em potencial para um painel de executivos da Coca-Cola e funcionários do Departamento de Estado.
Este ano, as duas melhores propostas comerciais foram da equipe Paquistão e da equipe Argélia.
Quatro integrantes da equipe Paquistão criaram um modelo de negócios que reduz o desperdício através da revenda de roupas usadas. “Você investiu tanto em sua educação que você precisa ganhar algum dinheiro com isso, mas se você puder ganhar dinheiro com um processo que beneficie o meio ambiente, não há nada comparável”, disse a integrante da equipe Amara Isani. A equipe pretende avançar com o financiamento ao retornarem ao Paquistão.
A proposta da equipe Argélia ficou em segundo lugar. Eles esperam desenvolver uma empresa de TI para prestar assistência ao setor da educação na Argélia. Eles disseram que o modelo de negócio americano lhes ensinou muito sobre trabalho em equipe e sobre como a divergência é necessária e produtiva.
Muitos estudantes disseram que apreciam a oportunidade de ver como as empresas americanas operam e estavam empolgados em compartilhar seu conhecimento com outras pessoas em seus países. Desde o início do programa em 2012, mais de 40% dos alunos continuaram a participar em atividades empresariais em seus países.
Abra o seu próprio negócio com dicas* de outros empresários de todo o mundo. A Cúpula Global de Empreendedorismo* — evento anual que em 2015 foi realizado no Quênia — conectou empresários novatos e bem-sucedidos. No próximo ano talvez seja você!
* site em inglês