Você está assumindo uma posição de líder na sua comunidade? Então, aceite uma dica de Jeff Franco. Ele dirige a City Year, organização sem fins lucrativos de Washington que recruta voluntários de 17 a 24 anos para trabalharem como mentores em tempo integral durante um ano numa escola secundária da cidade. Franco aumentou o número de jovens participantes em 400% desde 2008.

Se você está começando um grupo de voluntários, Franco diz que você vai precisar de “dedicação, resiliência e fibra”. Até mesmo organizar um único evento com voluntários pode ser desafiante como pastorear gatos. Mas Franco acredita que, se você se organizar, terá sucesso. Ele oferece essas dicas para te ajudar a dar o pontapé inicial:

1. Descubra os desejos dos outros, ensine sua visão.

Para atrair pessoas dispostas a investir tempo e talento, um líder precisa saber o que inspira os outros a servir. Você entende que mudanças as pessoas querem ver em seus próprios mundos? Se sim, você precisa inspirá-las a ser parte da mudança, disse Franco.

“Ao saber as expectativas delas, devemos correspondê-las”, disse Franco. “As pessoas se sentem inspiradas a agir quando há uma visão clara e quando acreditam que você tem um plano de ação.”

Sugestões: Convide uma figura de destaque para lançar um evento de voluntários. Promova sua organização ou seu próximo evento com fotos dessa pessoa trabalhando lado a lado com membros da sua comunidade. Encoraje grupos da comunidade ou empregados de empresas locais a entrarem em seu projeto como equipes.

Organize um programa de lançamento (45 minutos é suficiente) em que você homenageia as pessoas presentes, explica o que é sua organização e qual é a missão da vez. Voluntários trabalham duro quando eles entendem a causa e o valor dela.

2. Aposte no social.

Nem tudo deve se tratar de trabalho. Franco enfatiza a diversão que é trabalhar ao lado de colegas. Ele tenta encontrar maneiras de promover a socialização nas atividades.

Franco (à esquerda) se une ao presidente Obama durante um dia de serviço comunitário em homenagem ao falecido Martin Luther King (Cortesia: Jeff Franco)

Sugestões: Organize um evento em um feriado ou uma data significativa para sua comunidade. Traga convidados especiais. Garanta que seus voluntários se sintam parte de um evento comunitário. A organização de Franco promove um dia de serviço comunitário no aniversário do saudoso líder de direitos civis Martin Luther King. Em um ano, o presidente Obama e sua família colocaram as mãos na massa e ajudaram a enfeitar uma escola. Em outros anos, o prefeito de Washington e o secretário de educação dos EUA participaram do evento.

Trabalhar lado a lado com pessoas importantes e fazer novos amigos costuma dar certo. Voluntários também querem sentir que eles cumpriram uma missão. Planeje projetos curtos que possam ser feitos por equipes pequenas em poucas horas. Voluntários ficam mais felizes se você definir as tarefas de cada um. Eles podem chegar, trabalhar e ver a missão cumprida. “Isso é provavelmente uma ‘coisa americana’, porque estamos sempre programando”, disse Franco.

3. Faça melhor na próxima vez.

Depois que os voluntários terminarem um trabalho, seja ele de um ano ou apenas algumas horas de duração, descubra do que eles gostaram ou não gostaram. E, então, melhore a experiência na próxima vez. Fazer esse esforço vai ajudar os voluntários a sentirem uma conexão com o trabalho e aumentam as chances de eles se voluntariarem de novo no futuro.

Sugestões: Registre as pessoas que apareceram e mantenha contato com elas. Peça que elas tragam amigos na próxima vez. Peça que eles respondam a uma pesquisa antes de irem embora. Use as respostas!

Servir uma comunidade enobrece

Franco chama os voluntários de “recursos inestimáveis” que podem ajudar sua organização a provocar um impacto maior. E ele enfatiza aos voluntários o aspecto nobre do trabalho, citando King: “Todas as pessoas podem ser grandes (…) porque todas podem servir”.

Franco colabora com a Iniciativa Jovens Líderes Africanos*, um projeto que vem crescendo e já tem mais de 140 mil jovens africanos se desenvolvendo como líderes, empreendedores e ativistas civis.

* site em inglês