A palavra “empreendedor” vem da palavra francesa entreprendre, empreender. E que grande empreendimento ela representa. Um empreendedor é uma pessoa que organiza e conduz um negócio, assumindo riscos financeiros maiores do que o normal para realizá-lo.
Maiores riscos acompanham maiores recompensas. Você aceita o desafio? Estes quatro empresários que trabalham na África aceitaram. Eles superaram os riscos e desafios para alcançar o sucesso.
Pessoas residentes de áreas rurais muitas vezes encontram dificuldades para marcar uma hora com especialistas em saúde. Arthur Zang desenvolveu um pequeno tablet médico usado por profissionais da saúde nas áreas rurais de Camarões para transmitir resultados de testes através de conexões de telefones celulares. Esta pequena ferramenta permite que especialistas ajudem uma camada cada vez maior da população de Camarões e em outras nações em desenvolvimento.
A empreendedora sul-africana Nkhensani Nkosi fundou a empresa de moda feminina Stoned Cherrie. Ela tem sido fundamental na criação da marca e visual característico da Stone Cherrie, que incorpora imagens da história da África do Sul. Nkosi obtém tecidos fabricados localmente e fornece oportunidades de trabalho para mulheres menos favorecidas.
Biruk Girma Bedane* e sua esposa geriam uma videolocadora. Depois de a loja ter sido roubada, Bedane procurou por um sistema de segurança para proteger a loja. Ele não conseguiu achar um adequado para ele, então inventou um. O sistema que sua empresa vende aciona o alarme da loja e faz uma chamada ou envia um SMS para o telefone do proprietário quando houver alguma irregularidade. Ele agora coordena oito funcionários assalariados e espera expandir seu negócio ainda mais.
Americana de origem ganense de primeira geração, Rahama Wright criou sua empresa de manteiga de karité, Shea Yellen, do zero. Ela trabalha com duas cooperativas pertencentes a mulheres em Gana e contribui para a subsistência de mais de 800 funcionários das cooperativas. A missão de sua empresa é empoderar e capacitar essas mulheres, educar os consumidores americanos sobre o livre comércio e os cosméticos naturais, e promover o desenvolvimento econômico sustentável na África Subsaariana rural. Assista a Rahama Wright * relatar sua experiência e compartilhar algumas dicas com empreendedores novatos ao redor do mundo.
A Cúpula de Empreendedorismo Global, que se realiza anualmente, fomenta o empreendedorismo ao redor do mundo. Acompanhe a cúpula deste ano, a ser realizada no Quênia em 25-26 de julho, no Twitter através da hashtag #GES2015Kenya* e no site www.ges2015.org*.
* site em inglês