Firmando parcerias para derrotar a Covid-19 em El Salvador

Pessoa usando equipamento de proteção aplicando vacina em mulher (Embaixada dos EUA em El Salvador/Juan Carlos Quintero)
Os Estados Unidos estão fornecendo doses de vacinas contra a Covid-19, equipamentos médicos e capacitação para ajudar El Salvador a salvar vidas e se recuperar da Covid-19 (Embaixada dos EUA em El Salvador/Juan Carlos Quintero)

A pandemia da Covid-19 piorou os desafios existentes na América Central, região que também sofre com seca e tempestades tropicais.

Em El Salvador, cerca de 500 mil pessoas agora padecem de insegurança alimentar aguda. Em 2020, o produto interno bruto (PIB) do país caiu 8%, após o índice de pobreza do país aumentar 4,6% entre 2019 e 2020.

A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) já forneceu a El Salvador mais de US$ 28 milhões em apoio direto visando o desenvolvimento de meios de combater a Covid-19 desde 2020 e já tomou inúmeras outras medidas a fim de ajudar o país a se recuperar.

Eis aqui cinco maneiras das quais a Usaid está fornecendo soluções visando ajudar El Salvador a superar a pandemia da Covid-19 e melhorar vidas

1. Fornecimento de vacinas e equipamentos vitais para o combate à Covid-19: O governo dos EUA já doou 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a El Salvador, parte de mais de 550 milhões de doses* que os Estados Unidos doaram para mais de 115 países. Trabalhando com parceiros internacionais, os EUA também já forneceram doses de vacinas para outros países centro-americanos, incluindo mais de 4,2 milhões de doses para Honduras* e mais de 8,5 milhões de doses para Guatemala.

A assistência dos EUA para El Salvador, através da Usaid, também financiou a compra de um laboratório e equipamentos hospitalares, e a capacitação de profissionais de saúde que tratam pacientes e administram vacinas. Em março, 66% do povo de El Salvador já estava completamente vacinado.

Mão segurando frasco de vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech (Embaixada dos EUA em El Salvador/Juan Carlos Quintero)
O governo dos EUA entregou mais de 3,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para ajudar a salvar vidas em El Salvador (Embaixada dos EUA em El Salvador/Juan Carlos Quintero)

2. Rastreamento de doenças infecciosas: Em 2021, a Usaid ajudou El Salvador a estabelecer um Centro Nacional de Operações de Emergência para Covid-19. O governo de El Salvador agora está expandindo o Centro usando um sistema de monitoramento apoiado pela Usaid com o intuito de rastrear outras doenças infecciosas, incluindo casos e imunizações a fim de se preparar melhor para ameaças de doenças, responder a elas e prevenir futuras pandemias.

3. Conservação de vacinas valiosas contra a Covid-19: A Usaid fortaleceu o sistema nacional de imunização de rede de frio​ com tecnologia de sensoriamento remoto de temperatura a fim de garantir que vacinas contra a Covid-19 permaneçam frias até que sejam administradas. A tecnologia fornece informações ao Ministério da Saúde de El Salvador a respeito de mudanças de temperatura ocorridas durante o transporte de vacinas. Agora está sendo implementado em cinco regiões e será expandido para 162 centros de vacinação em todo o país.

4. Compartilhamento de lições aprendidas: A Usaid convoca equipes de todo o norte da América Central e além a fim de compartilhar lições aprendidas com as intervenções para o enfrentamento da Covid-19. Os intercâmbios técnicos ocorrerão em El Salvador em julho e, posteriormente, na Guatemala e Honduras.

Homem segurando microfone e conversando com várias pessoas enquanto mulher está deitada em uma cama (Usaid/Enrique Alarcon)
A Usaid capacita profissionais de saúde em cuidados intensivos e prevenção para a Covid-19 (Usaid/Enrique Alarcon)

5. Capacitação de equipes de vacinação: A Usaid financiou a capacitação remota em telemedicina para 6 mil equipes de vacinação contra a Covid-19 de todo El Salvador. Com a assistência técnica da Usaid, o Centro de Telemedicina do Hospital El Salvador replicará o treinamento para instalações médicas regionais. Os parceiros da Usaid também estão ajudando a capacitar funcionários do Ministério da Educação à medida que lança uma estratégia nacional de volta às aulas.

Enquanto isso, o Projeto de Competitividade Econômica da Usaid* está ajudando as micro, pequenas e médias empresas de El Salvador a criar empregos e estimular a recuperação econômica da Covid-19. A assistência da Usaid a esses negócios gerou US$ 137 milhões em novas vendas e exportações em 2020 e 2021. O PIB de El Salvador se recuperou em 2021 e deve crescer 2,9%** este ano, segundo o Banco Mundial.

Uma versão deste artigo* foi publicada no site Medium.

* site em inglês
** site em inglês e espanhol