O tráfico de pessoas é às vezes chamado de escravidão moderna. O presidente Obama chamou a escravidão moderna de “uma degradação de nossa humanidade comum”. A Organização Internacional do Trabalho* avalia que existem mais de 20 milhões de vítimas em todo o mundo. Algumas são submetidas a trabalho forçado e tráfico sexual.
Nós todos precisamos fazer parte da solução. O Departamento de Estado dos EUA emite um Relatório sobre o Tráfico de Pessoas e oferece sete fatos sobre o tráfico de pessoas para que você possa ficar mais bem informado:
1. O tráfico de pessoas, também conhecido como escravidão moderna, é uma realidade no século 21, até mesmo nos Estados Unidos.
2. Qualquer pessoa pode se tornar uma vítima do tráfico de pessoas.
3. As vítimas podem, a princípio, estar dispostas a participar; no entanto, posteriormente podem se tornar vítimas do tráfico.
4. Contrabando de migrantes e tráfico de pessoas são crimes distintos, e os termos não devem ser confundidos.
5. Desastres naturais colocam as pessoas vulneráveis sob risco de serem vítimas do tráfico de pessoas.
6. Pode haver interseções entre a degradação do meio ambiente e o tráfico de pessoas, bem como entre o trabalho forçado e o tráfico sexual.
7. A Organização Mundial do Trabalho avalia que os lucros auferidos a partir do trabalho forçado na economia privada global totalizam US$ 150,2 bilhões ao ano.

Saiba mais sobre o que você pode fazer, visitando o site 20 Ways You Can Help Fight Human Trafficking** (Vinte maneiras pelas quais você pode ajudar a combater o tráfico de pessoas, em tradução livre). E acompanhe a página do escritório que cuida do tráfico de pessoas no Departamento de Estado através do Twitter** e do Facebook**.
*site em inglês, francês e espanhol
**site em inglês